domingo, 4 de setembro de 2016

1 - Uma Rosa para Deus - Minha Confissão


1 – Uma Rosa para Deus

Nasci pelas mãos de Rosa, de Castelo, e renasci pelas mãos de Rosa, de Viterbo. De fato, minha avó, Rosa Sellitti Rangel, fez meu parto. Nasci em sua casa, em Castelo, Estado do Espírito Santo. E a outra Rosa, de Viterbo, Itália,  me trouxe de volta à Igreja, depois de uma longa e triste ausência.

Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. (Lucas 15:24)





Foi ouvindo os sons do sino de uma capelinha que via da minha varanda que, um dia, mordido de curiosidade fui até lá para conhecê-la, sem maiores pretensões. Fiquei na soleira da porta, chorando, sem conseguir entrar, enquanto a Missa transcorria.

Aos poucos fui conhecendo Santa Rosa de Viterbo, e passei a amá-la. Quis voltar ao rebanho. Ainda vivo aos trancos e barrancos, em altos e baixos, mas, Santa Rosinha - como gosto de chamá-la - tem me ajudado a percorrer o Caminho, no qual espero estar até o fim desta vida, e, se a Graça de Deus me socorrer, encontrar as duas rosas de minha vida no Céu.

Sonhei em visitar Viterbo à medida que crescia o meu amor e interesse pela história da santinha, que tão jovem entregou-se totalmente a Deus, de forma heroica. Queria tudo saber sobre ela. Este sonho se tornou realidade, depois de quase duas décadas do nosso  primeiro encontro. De fato, nos dias 6 e 7 de abril de 2016, eu a vi no seu Santuário. E, com grande emoção participei da Missa e do Ofício Divino com as freiras que zelam por sua memória.

Que o Espírito Santo seja o meu guia na realização deste trabalho, que é singelo, sem grandes pretensões. É, antes de tudo, um agradecimento por todas as benesses recebidas por sua poderosa intercessão, do qual dou testemunho e poderão constatar no decorrer da leitura.

Não se fará uma narrativa linear. Cada capítulo poderá ser lido de forma independente, sem perda substancial. Far-se-á remissão a esta ou aquela passagem no decorrer do livro, se for o caso. Não se trata esta obra de um romance histórico, isto é, baseado nos dados históricos que dispomos romancear a vida de Rosa. Apenas procurou-se lançar alguma luz sobre alguns aspectos da sua biografia, sendo o mais fiel possível a tais dados. Por isto são transcritos na íntegra os relatórios dos processos de canonização para apreciação e interpretação de cada leitor, ao seu livre arbítrio.

Por outro lado, não queremos afirmar que a narrativa está isenta de emoções. Este é um livro de um apaixonado, e não se procurou mascarar esta paixão em prol de uma pretensa obra científica. A palavra da ciência, contudo, está presente em toda a obra. É nossa visão, entretanto, que - apesar de todo o racionalismo dos tempos modernos, e da vã tentativa da ciência de produzir um discurso definitivo, imparcial, absoluto -, ciência e fé são inseparáveis[1]; são como duas faces da mesma moeda. Quem só usa a razão é um ser sem razão!

Se alguma pretensão tem este trabalho é a de que ele seja edificador para os que vierem a lê-lo, que desperte e fortaleça a fé de cada um de nós, sobretudo dos jovens, dos quais Rosa é Padroeira. E, alimentados na fé, que usemos a razão na realização das boas obras.


Voltar ao Índice




[1] Sobre esta questão indicamos a leitura da Carta Encíclica Fides et Ratio, do Papa São João Paulo II.

Um comentário:

  1. Tetonine's Titanium Dioxide In Food | Tetonine®
    Tetonine's Titanium Dioxide columbia titanium pants (Tetonine®) titanium water bottle is made omega titanium with a fine titanium dioxide content that is concentrated in a concentrated form westcott scissors titanium called titanium price per pound metodextrin. Tetonine's

    ResponderExcluir