domingo, 4 de setembro de 2016

11 - Capela Santa Rosa de Viterbo - Niterói - Rio de Janeiro


11 - Capela Santa Rosa de Viterbo – Niterói-RJ - (Fotos: Mônica Santos)

História da Capela[1]

A Capela, localizada na Travessa Santa Rosa de Viterbo, sn, é o primeiro marco do Bairro de Santa Rosa, Niterói. Está localizada na Travessa Santa Rosa de Viterbo. Sua construção data do início do Século XVII[2], onde havia uma fazenda, de nome Santa Rosa, de propriedade do Capitão Pedro Barreiros de Sousa.


Santa Rosa de Viterbo -Altar Principal

Em Fevereiro de 1882, abandonada havia muitos anos, um raio destruiu-lhe a torre, derrubando a cruz do alto da sua fachada. Os devotos se cotizaram e, em 6 de Maio de 1883, foi solenemente colocada nova cruz. Inconformados com a situação e após reiteradas gestões, conseguiram um auxílio da Assembleia Provincial. O suficiente para reformar a Igreja. Em 5 de Novembro de 1884, ela era benta por Monsenhor João Aureliano Correia dos Santos, vigário da Matriz de São João.


Fachada







Gruta N. S. de Lourdes


Altar Nossa Senhora de Fátima

A primeira festa foi ali realizada em 21 do mesmo mês, quando a visitou o Bispo do Rio de janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, Conde de Santa Fé. Em 1890 estava novamente abandonada. Foi reformada pelo provedor da devoção, João Caetano Monteiro, inaugurada a obra em 18 de Abril de 1902.

Em 1919, passou por nova reforma. Em 6 de Junho de 1940, o Bispo Dom José Pereira Alves assinava um decreto criando a Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus e Santa Rosa de Viterbo e elevando a capela à categoria de matriz.

Em primeiro de Julho de 1944, o mesmo Bispo, considerando as dificuldades de acesso à Matriz de Santa Rosa de Viterbo, no alto de uma ladeira no bairro do mesmo nome, transferiu a sede paroquial para a Igreja, hoje Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, anexa ao Colégio Salesiano de Santa Rosa - casa primacial dos filhos de São João Bosco do Brasil.

A Transferência da sede da Matriz, resultou na mudança do titulo da Paróquia para N. Senhora Auxiliadora. Foi nomeado o vigário, Padre Francisco Xavier Lanna

A Capela, que guarda uma relíquia da Santa vinda diretamente do Santuário de Viterbo, reúne uma comunidade muito acolhedora, e que lembra as igrejas das cidadezinhas interioranas. Tem uma atividade intensa de evangelização da gente humilde que mora ao redor, e fieis muito dedicados. É assistida pelos padres salesianos da Basílica referida.

É bem consentâneo que, em Niterói, a casa de Santa Rosa, Padroeira da Juventude Franciscana - uma santa que tão jovem desempenhou o seu apostolado e que apenas com 17 anos, tendo cumprido sua missão, conquistou o Paraíso - seja assistida pelos filhos de Dom Bosco, o Santo Padroeiro de Juventude, e que, igualmente, tão cedo iniciou seu apostolado.


Com Deus não existe coincidência, acaso ou sorte: tudo é Divina Providência!




Voltar ao Índice



[1] Os dados estão contidos no Informativo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Santa Rosa, Niterói. Acessível em  http://www.auxiliadoraniteroi.com/Capela-Santa-Rosa-de-Viterbo.php
[2] Na sua fachada há um azulejo decorado com a data: 1654. Provavelmente tal data refere à conclusão de uma reforma ou ampliação de uma capelinha preexistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário