domingo, 4 de setembro de 2016

6 - A Macchina di Santa Rosa


6 - A  Macchina di Santa Rosa

Os viterbenses demonstram o imenso amor e gratidão por sua Patrona de formas admiráveis: além das funções religiosas do mês de março – memória de seu trânsito, no dia 6 -, ocorre, em setembro, uma espetacular festividade compreendendo entre os eventos, dois principais: um cortejo pelas ruas com o relicário contendo o Coração de Rosa, já mencionado, e o transporte da chamada Macchina di Santa Rosa.

A Macchina é o baldaquino, ou armação ornamental portátil, utilizada na procissão religiosa comemorativa da Festa de Translação do corpo de Santa Rosa, em 4 de Setembro. Na véspera deste dia uma enorme e colossal estrutura é transportada pelas ruas de Viterbo nos ombros pelos chamados Facchini di Santa Rosa, da Porta Romana até a Praça do Santuário. É uma manifestação cultural tão grandiosa que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.



A festa rememora o episódio, ocorrido em 4 de Setembro de 1258,  quando o Papa Alexandre IV, após ter mandado exumar do corpo de Rosa, sete anos depois de sua morte, e encontrado este  incorrupto, transferiu, em cortejo, do qual participou pessoalmente, e com toda sua corte que se encontrava, então, na cidade, da Chiesa di Santa Maria in Poggio, dita, hoje, della Crocetta, para o Monastério das Clarissas de São Damião, chamado, hoje, como já assinalado, anteriormente, Santuário de Santa Rosa.



A tradição diz que Alexandre IV sonhou, ou teve uma visão, na qual Santa Rosa lhe aparecera fazendo o pedido para que seu corpo fosse transportado para o referido Monastério das Clarissas.

Ao longo do tempo as enormes estruturas da Macchina di Santa Rosa foram mudando, tornando-se cada vez mais sofisticadas e belas. O transporte é muito difícil, e até perigoso, e os facchini (“transportadores”; “carregadores”) recebem uma benção especial antes de realizaram o trajeto por estarem em perigo de morte.

Atualmente os transportadores são submetidos a provas difíceis de capacidade - Prova di Portata - antes de entrarem para a confraria, que é muito bem organizada e gerida, mantendo um museu que preserva sua história, e conserva os diversos modelos que as estruturas assumiram ao longo dos séculos.


Vídeo com o Transporte da Máquina





Nenhum comentário:

Postar um comentário